A Nossa Fisioterapia Integrativa
A Fisioterapia Integrativa é uma abordagem inovadora que combina técnicas da fisioterapia convencional com terapias complementares. Assim, visa promover um tratamento mais completo, personalizado e eficaz.
Indicada para pessoas com dores crónicas, lesões musculares, desequilíbrios posturais ou até stress acumulado, a Fisioterapia Integrativa alia ciência e equilíbrio para restaurar a saúde de forma holística.
Esta especialidade é uma vertente da fisioterapia que respeita a individualidade de cada pessoa, reunindo diferentes métodos terapêuticos com base em evidência científica. Vai além da abordagem tradicional ao integrar práticas como osteopatia, terapia manual, acupuntura, técnicas de respiração e reeducação postural global.
O que trata a Fisioterapia Integrativa?
Este modelo terapêutico procura identificar e tratar a causa do problema, e não somente os sintomas, considerando o corpo como um todo interligado.
Está indicado em situações como:
- Dores musculoesqueléticas (cervicalgias, lombalgias, tendinites, entre outras);
- Recuperação pós-cirúrgica ou pós-traumática;
- Stress, ansiedade e insónias;
- Disfunções posturais e motoras;
- Fadiga crónica e síndromes dolorosas complexas.
A abordagem é sempre adaptada às necessidades de cada utente, com avaliação clínica rigorosa e contínua.
Quais os benefícios desta especialidade?
A Fisioterapia Integrativa oferece uma série de benefícios ao considerar a interação entre corpo, mente e estilo de vida. Entre os principais efeitos positivos, destacam-se o alívio da dor de forma sustentável, a melhoria da mobilidade e função articular e a redução do stress e aumento do bem-estar emocional.
Permite ainda ganhos ao nível da prevenção de recaídas e lesões futuras, o tratamento personalizado e focado nas causas reais do problema, e a maior consciência corporal e correção postural.
Este tipo de fisioterapia pode ser um verdadeiro ponto de viragem para quem procura soluções eficazes, naturais e centradas na pessoa.
Perguntas Frequentes
Não. A Fisioterapia Integrativa complementa a fisioterapia convencional, ampliando os seus efeitos através de outras técnicas baseadas na evidência científica. O fisioterapeuta integrativo é formado em fisioterapia e utiliza métodos seguros e reconhecidos para potenciar os resultados.
Esta área da Fisioterapia não utiliza medicamentos. Os tratamentos são manuais, posturais e/ou energéticos, respeitando sempre a fisiologia e os limites do corpo.
Dependendo do diagnóstico, podem ser utilizadas técnicas como a mobilização articular e terapia manual; a reeducação postural global; e as técnicas miofasciais. Podem ainda ser utilizados exercícios respiratórios, consciência corporal e integração somatoemocional e a estimulação neuromuscular (em alguns casos) Cada plano é ajustado ao perfil clínico do utente e revisto regularmente.
Não. Embora eficaz na dor musculoesquelética, também atua no bem-estar emocional e funcional, com impacto positivo em sintomas como fadiga, insónia, ansiedade leve e tensão emocional crónica. Assim, trata o corpo como um todo e não somente o sintoma isolado.
Os resultados variam consoante o estado clínico e a assiduidade ao plano terapêutico. Em geral, há melhorias significativas nas primeiras sessões, especialmente no alívio da dor e na mobilidade.